Mais de 60 servidores públicos municipais da região da Amauc participaram na quinta-feira (10) da formação em EFD-Reinf, organizada pela associação e coordenada pelo Consultor Jurídico Trabalhista e Previdenciário, Eraldo Consorte, qua aconteceu no SENAC Concórdia.
Eraldo falou sobre os impactos e desafios e-Social e do EFD-Reinf nos processos do dia a dia, da área do RH, da área contábil. A redução da burocracia e o aumento da responsábiliadde e demais procedimentos. Esclarecendo quais são os serviços sujeitos a retenção do INSS, quais os procedimentos para a execução da retenção e demais obrigações principais e acessórias.
O EFD- Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que deve ser utilizado, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para informar rendimentos pagos e retenções de imposto de renda e contribuições sociais.
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD Reinf, é um dos módulos do projeto SPED, utilizado por pessoas físicas e jurídicas, que em conjunto com o eSocial e a DCTFWeb visam substituir a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – GFIP, e mais adiante, a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – DIRF.