O Colegiado Regional de Educação da Região AMAUC, reuniu-se nesta terça-feira 05, no município de Lindóia de Sul, para reunião mensal. O encontro foi coordenado pelo assessor Humberto Dalpizol, e pela presidente do colegiado Secretária de Educação do Município de Peritiba, Luciana Nilson.
Na Pauta: Formação para Gestores, Professores; Lei Municipal para regulamentação da Meta 19 – PNE – Gestão Democrática nas redes municipais de ensino; Participação no Congresso de Prefeitos – FECAM – Tema da Educação: Educação e Desafios sócio emocional; Documento Base da Educação Inclusiva da AMAUC; apresentação do Projeto Contraturno 2022, pela secretária Luciana Nilson. Perguntas: Como regulamentar o projeto como horas atividades/alunos, qual a carga horária necessária para que conte como tempo integral? Precisa alterar a grade curricular?.
Além dos assuntos de pauta foi deliberado sobre duas importantes questões relacionadas a gestão da rede municipal de ensino: Gestão democrática da Educação e Educação Inclusiva.
Gestão democrática da Educação – esse modelo de gestão, representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola e que requer dos municipios a criação de uma legislação especifica. Neste sentido, através do colegiado, foi criado um Grupo de Trabalho que servirá de base para o alinhamento da Lei Municipal de Gestão Democrática adequada ao contexto regional, especialmente aos municípios de pequeno porte.
Educação Inclusiva – na região está sendo realizada uma capacitação com equipes de professores que resultará em um documento regional norteador denominado: Diretrizes e Bases Curriculares da Educação Inclusiva da região AMAUC. Foi constituído um Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva que servirá como espaço permanente de estudos e debates, como um desdobramento de ações que auxiliem o acesso e inclusão a educação de qualidade na rede de ensino municipal.