Prefeitos(a) se reuniram na manhã desta sexta-feira(8), na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense para assembleias conjuntas da AMAUC, Consórcio Lambari e CIS Amauc.
A Presidente da associação, prefeita de Arabutã, Leani Kapp Schmitt conduziu a reunião que iniciou com a apresentação da reestruturação do setor de engenharia, arquitetura e topografia, para aprovação dos prefeitos, “é uma decisão do colegiado de prefeitos fortalecer e estruturar ainda mais a associação, pois a demanda de serviços pelos municípios aumenta a cada dia, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, pontua Leani. Além da reestruturação do setor, foi aprovado termo aditivo do contrato de rateio para aquisição de novos equipamentos e veículos.
Na pauta do CIS Amauc foi apresentado as alterações do Protocolo de Intenções. O presidente da entidade, prefeito de Seara, Edemilson Canale, destacou a necessidade das alterações no protocolo uma vez que o consórcio tem tido um crescimento significativo nos últimos anos. Ainda foi aprovado a publicação do edital de chamamento público 01/2021 que trata do credenciamento de instituições hospitalares interessadas em realizar procedimentos cirúrgicos, excluídos os de urgência e emergência, aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS dos municípios consorciados ao CIS AMAUC.
A pauta do Consórcio Lambari, foi conduzida pelo prefeito de Concórdia Rogério Pacheco, presidente da entidade e teve como principal ponto debatido, a avaliação dos encaminhamentos para possível implantação do Programa de Licenciamento Ambiental Integrado – PROLAI. Rogério pontuou a necessidade de cada prefeito com sua equipe avaliar o interesse do município em participar do licenciamento consorciado, “só é viável para o consórcio assumir o serviço de licenciamento ambiental se todos os municípios participarem” reitera.
A reunião foi acompanhada pela Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind e pela coordenadora institucional da região Cátia Tessmann Reichert, que apresentaram algumas pautas que estão em debate na federação, colocando a entidade a disposição para qualquer demanda que venha a surgir por parte dos municípios. Ainda, foi entregue o Guia dos Municípios Catarinenses que contém informações dos três entes federados., em especial dos municípios catarinenses, bem como Poderes Legislativos e Judiciários, em todas as esferas, e entidades representativas de classe e da sociedade civil organizada.