A Associação dos municípios do Alto Uruguai Catarinense, reuniu na manhã desta sexta-feira (23), prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que fazem parte da entidade para a assembleia ordinária, que aconteceu na sede da associação.
A assembleia teve como objetivo principal tratar de assuntos relacionados aos trabalhos da associação, a prefeita de Arabutã, Leani Kapp Schmitt, presidente da AMAUC, falou sobre a importância da participação de todos e dos trabalhos que são realizados pela entidade que dão suporte as ações desenvolvidas nos municípios. “Estamos trabalhando para reestruturação do setor de engenharia, arquitetura e topografia em razão da crescente demanda de serviços solicitados pelos municípios. Além da possibilidade de ampliar a equipe de profissionais foi debatido a aquisição de equipamentos mais modernos”, pontua.
Ainda na pauta: foi debatido sobre a criação da Instância de Governança Regional – IGR Turismo, por unanimidade os prefeitos manifestaram apoio mesmo que alguns municípios neste primeiro momento continuem pertencendo a outra IGR, em razão dos projetos que já estão em andamento. Também foi aprovado a participação da AMAUC no Termo de Acordo de Cooperação Técnica a ser firmado com o Ministério Público de Santa Catarina, através da Coordenadoria de Operações Administrativas, visando a segunda etapa do projeto “Saúde Fiscal dos Municípios”.
Quanto ao retorno as aulas, a posição de todos os municípios foi de interceder junto ao Governo do Estado para adequação das Portarias que tratam das aulas presenciais e transporte escolar, que sejam revistas com a maior urgência, para que seja possível o retorno de 100% dos alunos para as aulas presenciais, assim como a ocupação dos CMEIs. Conforme informações representantes da Secretaria de Estado de Saúde -SES e a Secretaria de Estado de Educação –SED, estarão reunidos neste sábado 24, para debater sobre o assunto e ajustar a nova portaria que será divulgada na próxima semana.
Durante a reunião tivemos a presença do gerente regional da Epagri de Concórdia, Rafael Presotto, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade na região e as políticas públicas disponíveis que buscam apoiar o desenvolvimento e promover o ganho da atividade agropecuária, o gerente reafirmou o desejo de continuar e ampliar a parceria com os municípios para atender este setor de suma importância para economia do regional.