Teve início nesta segunda-feira (02/08), o curso de capacitação sobre o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA/CT) promovido pela AMAUC através do Colegiado Regional de Assistência Social.
O curso está sendo ministrado pela Psicóloga e ex-conselhereira Tutelar, Cintia Nowasco da Silva, que irá trabalhar com os grupos repassando o conhecimento necessário para o entendimento e alimentação do SIPIA CT. O treinamento, com duração de 16 horas, será oferecido para 57 conselheiros tutelares da região, dividido em 4 turmas, os encontros acontecem de 02 a 07 de agosto de 2021, no laboratório de Informática do SENAI em Concórdia.
O sistema automatiza e organiza a rotina de trabalho dos conselheiros, que utilizam a ferramenta para registrar os atendimentos e gerenciar os documentos emitidos durante a aplicação das medidas protetivas. Seu objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantias de Direitos e qualificar a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos humanos de crianças e adolescentes.
O SIPIA fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente e tem três objetivos primordiais:
- Operacionalizar na base a política de atendimento dos direitos, ou seja, possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente, por parte do Conselho Tutelar;
- Encaminhar a aplicação da medida mais adequada com vistas ao ressarcimento do direito violado para sanar a situação em que se encontra a criança ou adolescente;
- Subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades competentes – na formulação e gestão de políticas de atendimento.