You are currently viewing I Fórum Regional de Cultura da Região AMAUC

I Fórum Regional de Cultura da Região AMAUC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

I Fórum Regional de Cultura da Região AMAUC

Iniciou na noite desta quarta-feira (21), o I Fórum Regional de Cultura da região da Amauc, o encontro é organizado pelo Colegiado Regional de Cultura da AMAUC. Serão três noites de debates, reflexão e construção de conhecimentos com a participação de grandes nomes da área e conteúdo valioso.

O Fórum virtual foi uma forma encontrada pelo Colegiado de aproximação para fortalecer o setor, envolvendo os diferentes atores setoriais da cultura como forma de revigorar esta área com novas atividades na busca de alternativas que atendam às necessidades locais e qualificar os Conselhos Municipais para o exercício de sua função em um momento tão diferente.

Durante estas três noites os painelistas irão abordar temas sobre: 

21/07 A importância da formação do Gestor Público da Cultura

22/07 Economia criativa como vetor do desenvolvimento econômico

23/07 A participação Social e a Construção de Políticas Públicas Democráticas

 

PROGRAMAÇÃO

——————————————————————————————————————-
21/07
Temática: A importância da formação do Gestor Público da Cultura
Painelistas:
– Edson Lemos: mais conhecido como Edinho, é natural de Florianópolis. Formado em Administração e Gestão de Negócios, foi diretor de Marketing e Eventos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Florianópolis, secretário municipal do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), duas vezes vereador e secretário da região continental da capital catarinense.Edinho Lemos coordenou, ainda, o Polo de Turismo da Grande Florianópolis, um projeto em parceria entre o Convention Bureau e o Sebrae que abrange 22 municípios e tem como foco a criação de novos roteiros, principalmente, no turismo cultural. Atualmente é presidente da Fundação Catarinense de Cultura.
– Fabricio Noronha: Secretário da Cultura do Espírito Santo e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de artista e produtor cultural, Fabricio Noronha desenvolveu, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura – dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Como idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com importantes instituições brasileiras.
 Alexandre Santini: Gestor cultural, comunicador e escritor, Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Foi Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2015/2016), Diretor Geral do Teatro Popular Oscar Niemeyer (2017-2021) e atualmente é Subsecretário das Culturas de Niterói (RJ). É integrante da Articulação Nacional de Emergência Cultural e criador dos canais de Emergência Cultural no Youtube e Instagram. Docente e fundador da Escola de Políticas Culturais (EPCult) e professor convidado em programas de pós-graduação em gestão cultural da FLACSO (Argentina) e Universidade Andina Simón Bolívar (Equador).
——————————————————————————————————————-
22/07
Temática: Economia criativa como vetor do desenvolvimento econômico
Painelistas:
– Jorge Piqué: Professor de língua e literatura grega. Fundador de UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação. Criador do Distrito Criativo de Porto Alegre. Conferencista e Palestrante. Graduado em Letras (Português e Grego Antigo) pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Grego Antigo (USP), com Doutorado parcial pela Universidade Autônoma de Madrid. Atuou como professor de português na Universidade Mackenzie (SP) e como professor de língua e literatura grega no Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da UFPR. Fundador da UrbsNova – Agência de Design Social e Inovação, atualmente desenvolve vários projetos, entre eles o Distrito Criativo de Porto Alegre.
– Décio Coutinho: Possuí especialização em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, na Itália, e é administrador com mestrado em Antropologia. Gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, gestor da Incubadora Goiás Criativo, palestrante no Fórum Mundial de Turismo e Cultura, curador de quatro edições do FICC (Fórum Internacional de Cidades Criativas), delegado do Brasil no Culture Summit Abu Dhabi 2019, liderança do Prêmio Brasil Criativo 2019, líder do Dia Mundial da Criatividade Goiânia 2020 e membro da RBCIH-Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.
– Bia Mattar: artista, bailarina e produtora cultural. Formada em Gestão Pública e pós-graduanda em Economia Criativa, Cultura e Inovação. Pós-graduanda em Linguagem e Poética da Dança. Proprietária do Escritório de Projetos da Economia Criativa em Santa Catarina. Especializada em projetos, leis de incentivo e fomento à cultura. Desenvolveu diversos trabalhos na implementação do SNC nos municípios catarinenses. Foi conselheira municipal, estadual e nacional. Em 2017 recebeu a medalha de mérito cultural do Estado de Santa Catarina, medalha Cruz e Sousa por sua contribuição à cultura. Frequentemente é convidada para consultoria, palestras, cursos e avaliações de projetos culturais.
——————————————————————————————————————-
23/07
Temática: A participação Social e a Construção de Políticas Públicas Democráticas
Painelistas:
– Ana Clarissa Ferreira: Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF) e Bacharel em Produção Cultural nessa mesma instituição (PROCULT/UFF). Atuou como produtora cultural, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ e desenvolveu pesquisas no campo da gestão e da política cultural. Atualmente, é analista técnica responsável pela área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
– Marcelo Seixas: Bacharel em Artes Visuais com Mestrado em Teoria e História da Arte PPGAV/CEART/UDESC. Atua na cena cultural de Florianópolis/SC desde 1990 participando de mostras coletivas e individuais, realizando curadorias, prestando assessoria no desenvolvimento de processos artísticos, elaboração de projetos culturais e consultoria em políticas culturais. Presidente do Conselho Estadual de Cultura – CEC/SC e Administrador do Museu Histórico de Santa Catarina.
– Marcos Montagna: Formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com especialização em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac/SP e mestrando em Gestão de Projetos Culturais pela Universidad Europea del Atlántico (Uneatlantico).  Já exerceu a função de superintendente e de assessor técnico na Fundação Cultural de Navegantes desde 2009. É produtor cultural e representante da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) no Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), no qual é presidente. Como produtor cultural, Marcos desenvolveu suas atividades nas áreas de dança e teatro, com a produção de espetáculos e na gestão cultural dos grupos, com a elaboração de projetos e gestão dos serviços administrativos.

– Participação do Colegiado de Cultura da AMAUC; Secretaria Municipal de Desporto e Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Concórdia e representantes dos conselhos municipais de cultura.