45 ANOS ASSESSORANDO OS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE
Foi no ano de 1976, no dia 07 de maio, que os prefeitos dos municípios de Concórdia, Ipumirim, Seara, Xavantina e Itá se reuniram com o objetivo de integrar lideranças para juntos realizarem mais em prol da população. Neste dia foi fundada a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – Amauc. Conforme se oficializavam as emancipações, imediatamente os municípios se associavam à AMAUC, atualmente são 14 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.
Desde a sua fundação há mais de quatro décadas até os dias atuais a Amauc trabalha assessorando os municípios em diversas áreas, visando sempre à integração administrativa, econômica, social e o desenvolvimento político-administrativo através do planejamento microrregional. Durante toda a sua trajetória, a Associação aprendeu muito com os desafios que se propôs a enfrentar.
Seguindo os propósitos para a qual foi fundada e norteada pela sua missão, a Amauc oferece atualmente assessoria técnica e prestação de serviços aos municípios associados nas seguintes áreas: Secretária Executiva, Assessoria Contábil e Controle Interno, Serviço Social, Assessoria de Imprensa, Movimento Econômico, Informática, Elaboração de Processos Seletivos e Concurso Públicos, Engenharia, Arquitetura, Desenho, Topografia e Engenharia de Minas.
Além dos serviços citados acima, a Associação fomentou o desenvolvimento regional através de várias iniciativas, que merecem destaque: Consórcio Lambari para tratar das questões ambientais da região, o Consórcio de Saúde – CIS AMAUC, a criação da CREDIOESTE para o Oeste Catarinense e posterior criação da CRECERTO para a região da Amauc, o Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos, a participação no Fórum da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul que culminou com a criação da Universidade Federal Fronteira Sul, o Consórcio Integrar para auxiliar na melhoria da infraestrutura urbana e rural, o Consórcio Casa Lar Pequeno Príncipe e Consórcio Abrigo Institucional, os quais tem como finalidade prestar serviço sócioassistencial de alta complexidade, na modalidade de abrigo para atendimento de crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados.
Atualmente são 14 municípios associados: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.