You are currently viewing Profissionais da região participam da formação continuada sobre Escuta Especializada, organizada pelo Colegiado Regional de Assistência Social da Amauc.

Profissionais da região participam da formação continuada sobre Escuta Especializada, organizada pelo Colegiado Regional de Assistência Social da Amauc.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Profissionais da rede de proteção socioassistencial de atendimento da Criança e do Adolescente da região da Amauc, participaram da segunda etapa da formação, organizada pelo Colegiado Regional de Assistência Social, em cumprimento ao que preconiza a Lei   14.431/ 2017 e decreto 9.603/2018 que traz à tona a criação de espaços estratégicos de Escuta Especializada destinado a Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas dos mais variados tipos de violência.

Este é um processo que acontece através da criação de Comitês Intersetoriais Municipais para a definição de fluxos de atendimento, e cuja, centralidade se dá através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e que congregue todos os integrantes da rede de proteção social nos campos da saúde, da educação, da segurança pública, da assistência social e dos direitos humanos.

Todo esse processo de implantação requer a identificação de serviços existentes no município e a seu compartilhamento que assegure a constituição de um protocolo de atendimento por uma ação sistematizada, intersetorial e permanente.

No município deve existir um nivelamento de conhecimentos que perpassem pelos conceitos de violência contra crianças e adolescentes e suas consequências, para assim realizar o acompanhamento.

Para contribuir tecnicamente com os municípios, esta capacitação é essencial pois possibilita buscar elementos teóricos para a implementação deste programa como uma responsabilidade do poder público municipal em defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes”, ressalta a Assistente Social da AMAUC, Neusa Poletto Pucci.

Esta formação acontece em 04 módulos de 03 horas cada, dimensionados por 03 polos intermunicipais, no período de setembro a dezembro de 2020, coordenadas pelas profissionais do Serviço Social Iraci de Andrade e Roselaine Klaus Camatti.