You are currently viewing Municípios da Amauc estiveram reunidos nesta, quinta-feira 17, para tratar sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, encaminhamentos do Consórcio Lambari e CIS AMAUC

Municípios da Amauc estiveram reunidos nesta, quinta-feira 17, para tratar sobre medidas de enfrentamento à Covid-19, encaminhamentos do Consórcio Lambari e CIS AMAUC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os municípios da AMAUC, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 17 de setembro, para encaminhar sobre as medidas de enfrentamento no combate à disseminação da Covid-19 de acordo com os níveis de classificação da Avaliação de Risco Potencial Regional das regiões de saúde. Aprovação para inclusão de novo serviço nas tabelas em vigor do CIS/Amauc e repasse de informações sobre os convênios Recuperar e Tratasan.

AMAUC:

Decretos Municipais: Quanto as medidas de enfrentamento à Covid-19 os municípios irão prorrogar seus Decretos em vigor até o dia 24 de setembro, pois a região continua classificada com Risco Potencial Grave, atendendo o que determina a portaria SES 592 que defini as normas a serem adotadas em cada nível. Em relação a liberação de atividades tanto de lazer, esportivas ou comerciais, os municípios seguem ao que for disposto nas Portarias SES, de acordo com a classificação de risco.  A expectativa é que nas próximas avaliação de risco pela SES a região possa ser classificada com Risco Potencial Alto, mas isso dependerá, entre outros fatores, da população continuar atenta aos cuidados e medidas preventivas repassadas pelos órgãos de saúde, uma vez que o vírus continua circulando.

Retorno das atividades presencias nas escolas da rede pública municipal. A região da AMAUC reitera que está avaliando as recomendações da UNDIME e FECAM junto com suas equipes do setor de educação e de enfrentamento à COVID-19, e com o colegiado regional de educação. Possivelmente na próxima semana será realizada uma reunião da AMAUC para tratar deste assunto.

Consórcio Lambari:

Convênio Recuperar: Os trabalhos desenvolvidos através do convênio Recuperar firmado entre o Consórcio Lambari e o Governo do Estado de Santa Catarina, para recuperação e manutenção rotineira das rodovias estaduais, pavimentadas e de leito natural, iniciaram no mês de julho pelas roçadas, no mês de agosto iniciou a operação tapa buraco nos pontos mais críticos restaurando as vias asfálticas nesses locais. Finalizada esta etapa a empresa irá passar novamente por todo o trajeto para recomposição dos demais pontos. Ainda esse mês inicia a limpeza de sarjetas nas SC 390 (Concórdia/Piratuba) e 283 (Concórdia/Seara). O município de Ipumirim irá executar a manutenção da Rodovia SC 154 (trecho não pavimentado de Ipumirim até a divisa com o município de Vargeão), com o ressarcimento apenas do combustível necessário para o trabalho, uma vez que não houve empresa interessada em participar da licitação, e essa é uma via importante para escoamento da produção agrícola e industrial da região.
O Consórcio Lambari lembra que obras estruturantes ou recuperação de estradas em estado precário, continua sendo obrigação do Governo Estadual.

Projeto Tratasan: Foram repassadas informações do andamento dos trabalhos para elaboração do “Diagnóstico da situação atual sobre a Gestão do Esgotamento Sanitário”. O diagnóstico visa realizar um cadastro das soluções individuais de tratamento de esgoto existente em 12 municípios da região que fazem parte do programa (Alto Bela Vista, Arabutã, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco e Xavantina), uma vez que o projeto só pode ser implementado em municípios com menos de 15 mil habitantes. O diagnóstico deve ser finalizado até o mês de dezembro e vai permitir a apresentação de alternativas para adequação das propostas previstas nos Planos de Saneamento Básico Municipal.

CIS Amauc:

Em reunião foi aprovada a inclusão de novo serviço nas tabelas dos editais de credenciamentos em vigor, que consiste em procedimentos na especialidade de otorrinolaringologia. Foram repassadas informações quanto as ações que visam atender as necessidades da assistência à saúde da região do Alto Uruguai Catarinense, e o crescimento do rol de credenciamentos de prestadores especializados, com a finalidade de suprir as demandas de serviços de saúde dos municípios consorciados.