A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), realizou reunião virtual na manhã desta terça-feira (7), para debater os encaminhamentos conjuntos sobre as medidas relativas ao enfretamento da COVID-19. Foi unanime a manifestação sobre a importância de continuarem com as medidas restritivas estabelecidas por decreto de cada município até dia 03 de agosto.
O prefeito de Ipira e presidente da Amauc, prefeito Emerson Ari Reichert, destacou que a reunião foi muito produtiva para analisarem a situação epidemiológica regional e deliberar. “A região da Amauc tem servido de exemplo diante do trabalho desenvolvido de forma conjunta desde o início da pandemia. Os encaminhamentos quanto as medidas preventivas a fim de evitar a disseminação da doença, são adotadas visando gerar o menor impacto possível à economia, sem colocar em risco a vida das pessoas”, pondera.
O Presidente Emerson destaca ainda, que embora a maioria das decisões sejam deliberadas de forma coletiva, existem questões específicas que podem ser tomadas de forma individual por município, a exemplo do transporte coletivo municipal, eventos esportivos profissionais e para atletas de rendimento, seguindo, sempre, as orientações previstas nas portarias emitidas pela Secretária de Estado da Saúde e avaliação epidemiológica do município.
A região reforça a importância de que não ocorra o relaxamento das medidas de prevenção por parte da população, pois o vírus continua a circular. É necessário que todos fiquem atentos às orientações que estão sendo repassadas para segurança e prevenção a COVID-19 e continuem com as medidas preventivas de higiene e distanciamento social.