A Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente – FUMDEMA, promove o primeiro Desafio da Coleta de Óleo de Fritura Residual. O recolhimento acontecerá no próximo sábado, 30 de novembro, das 7h às 12h, na Rua Coberta. A campanha pretende despertar a consciência dos cidadãos para o descarte correto do resíduo, já que muitas vezes o óleo acaba sendo despejado no esgoto comum, causando problemas na rede e impactando num enorme prejuízo à natureza, pois contamina águas superficiais e subterrâneas.
O óleo de fritura residual caracteriza-se como um resíduo sólido urbano e industrial gerado diariamente em residências, restaurantes de diversas naturezas, estabelecimentos comerciais e nas indústrias alimentícias. Para coletar o óleo, a orientação é deixar esfriá-lo após o uso e colocar em garrafas PET ou embalagens plásticas com tampa, utilizando um funil para facilitar o armazenamento.
O óleo pode ser retornado ao ciclo produtivo agregando -lhe valor econômico, ecológico, legal, de prestação de serviços e logístico, com a potencialidade de ser matéria-prima na fabricação de diversos produtos como sabão, tinta, ração para animais, energia elétrica, formulação de tinta de impressão e, dentre outros, também na produção do óleo biodiesel que contribui para a redução de emissões de CO², proveniente da queima de combustíveis fósseis.
Além desta iniciativa, a FUMDEMA realiza outras ações para evitar a poluição e que fazem parte da Campanha Lixo Zero. Somente este ano, já foram recolhidas 16 toneladas de lixo eletrônico, 34 mil lâmpadas e uma tonelada de pilhas e baterias.