A Educação Brasileira vem se modificando ao longo dos anos e para atender o anseio de toda a comunidade e o que determina a Lei de Diretrizes e Base da Educação no que diz respeito ao acesso à escola com um ensino de qualidade, a Associação dos municípios do Alto Uruguai catarinense (AMAUC), através do Colegiado Regional de Secretários de Educação, possibilitou aos municípios associados a construção coletiva dos documentos das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais. O documento finalizado foi entregue durante a reunião do Colegiado, na tarde de ontem, 19 de novembro.
Este foi um processo de muita participação estabelecido através de encontros presenciais coordenados pela Consultora Educacional Claudia Maria da Cruz. Dos encontros participaram, professores das diferentes áreas de ensino, com vistas a contextualizar os conteúdos curriculares propostos com a realidade local, diante de uma prática pedagógica transformadora.
O objetivo é que esses documentos se tornem um instrumento efetivo para a reinvenção da educação regional e a construção de uma realidade cada vez mais justa, solidária e capaz de desenvolver os sujeitos em todas as suas inúmeras potencialidades. A escola é o alicerce e condição primeira para o exercício pleno da cidadania, devendo proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, com apropriação do patrimônio científico, tecnológico, cultural, artístico, ambiental, respeitando e valorizando as diferenças.
Saiba mais:
Sobre o Ensino Fundamental: O ensino fundamental é etapa que integra a educação básica, juntamente com a educação infantil e o ensino médio. É um nível de ensino gratuito e obrigatório nas escolas públicas, responsável pela educação escolar de crianças e adolescentes de seis a quatorze anos, divididos da seguinte forma: Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade; Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano. Sua estrutura e funcionamento são regulamentados pelos órgãos superiores, dentre eles o Ministério da Educação (MEC), as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, os Conselhos Nacional, Estadual e Municipais de Educação (CNE-CEE-CME).
Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental Anos Iniciais – Foram construídas pelos municípios de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina, que juntos pensarem os fundamentos, princípios, teorias e apontaram caminhos para a aprendizagem e o desenvolvimento, repensando os sentidos acerca da escola, do processo de escolarização, do currículo, da relação com as crianças e adolescentes e da relação com as famílias e a comunidade.
Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental Anos Finais – O documento foi construído de forma coletiva pelos municípios de Ipira, Irani, Itá, Jaborá e Seara, e busca prover os sistemas de ensino dos municípios como instrumentos para sua organização, de forma a garantir que crianças e adolescentes possam se desenvolver plenamente, recebendo uma formação de qualidade correspondente à sua idade e nível de aprendizagem, respeitando suas diferentes condições sociais, culturais, emocionais, físicas e étnicas.