You are currently viewing Alunos de escola publicado interior de Piratuba criam livro didático com história do município

Alunos de escola publicado interior de Piratuba criam livro didático com história do município

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Trabalho de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental tem facilitado o entendimento do conteúdo e motivado o processo de aprendizagem.

Por: Ernoy Mattiello – Ascom & Marketing

As histórias da colonização de Piratuba e o desenvolvimento ferroviário. Páginas da linha da vida, misturadas ao cotidiano de estudantes da Escola Professor Rodolfo Holeveger, da comunidade de Lageado Mariano, no interior de Piratuba.  

Na unidade, a turma do terceiro ano encontrou uma forma divertida de aprender história. Seguindo as orientações da professora, a garotada criou um livro didático sobre a trajetória de Piratuba, ao longo do tempo.
Pra isso, os estudantes que tem entre oito e nove anos, além de ler e pesquisar, embarcaram na viagem pelo conhecimento, visitando espaços, que ligasse as aulas ao cotidiano. Depois de visitarem locais como a Casa da Memória, e a Estação Ferroviária, o tema ficou ainda mais atrativo.

Para Raquel Rosa, de 09 anos, imaginar uma guerra tão duradoura como a do Contestado, em que um grupo de caboclos lutou contra um exército inteiro, é algo que transcende o conhecimento encontrado nos livros.
O prazer em saber mais sobre os acontecimentos do passado, também encantou Eliel Kleemann, de 08 anos. Pra ele o ponto mais interessante foi poder ver uma locomotiva tão antiga ainda em funcionamento, e descobrir que no passado o trem era o que se tinha de mais moderno como meio de transporte.

E depois de tantas experiências vividas, dezenas de recortes e muita colagem, o material finalmente ficou pronto e agora pode ser usado em sala de aula.

Mas afinal, onde todo este conhecimento vai parar? Para a professora Marilene Fries, que foi quem desenvolveu a experiência com os estudantes, mais do que tornar as aulas atrativas e facilitar a aprendizagem, tamanho esforço serve principalmente para fazer dos pequenos estudantes, seres pensantes e que no futuro sejam protagonistas de suas próprias histórias.