Estudo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Catarinense deve nortear ações do município nas políticas de preservação ambiental e desenvolvimento da cidade.
Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING
Foi entregue oficialmente ao prefeito Olmir Paulinho Benjamini, (Bile), o Diagnóstico Socioambiental do Município de Piratuba.
O documento com 179 páginas, identifica a área urbana consolidada do município, relatando a atual situação, com entendimento técnico, abordando ainda áreas de interesse ecológico e de risco ambiental.
A análise desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal Catarinense, órgão que integra os municípios catarinenses, tem a finalidade de auxiliar a administração e a comunidade na organização do espaço urbano, apresentando a hidrografia existente no município, edificações em conflito com áreas de preservação permanente em situações consolidadas e em áreas de risco. O estudo possibilita adequações, mas políticas públicas, facilitando a urbanização e preservação do meio ambiente por parte do município.
Esta é a primeira etapa para a consolidação da política de desenvolvimento de Piratuba. Em um segundo momento, temos o desenvolvimento do Plano Diretor, com apresentação da Leitura comunitária e Leitura técnica para avaliação do Grupo Técnico da Prefeitura e Colegiado de Representação Popular. O processo tem avançado e cumpre o cronograma, com previsão de término para o segundo semestre de 2019.