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Inovação: Projeto de Escola Piratubense transforma estudantes em pequenos escritores

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A garotada ainda não concluiu o fundamental, mas já se tornou mestre na literatura infantil

Por: Ernoy Mattiello – ASCOMKT

A ideia de uma professora da Escola Amélia Poletto Hepp, de Piratuba e uma dica encontrada em um site, deu o que falar, ou melhor; o que escrever. A inspiração que pode contribuir pela prática da leitura foi o que motivou a educadora Rosabel Trancoso dos Santos a apresentar a proposta a direção da escola: Incentivar a garotada a escreverem um livro.

Em seguida equipe pedagógica e professores partiram para a prática. Foram três meses de trabalho entre aulas de escrita e de desejo. Aí veio a digitação dos textos, a digitalização das imagens que iriam ilustrar os livros.
Setenta estudantes do ensino fundamental 1, com idade entre sete e dez anos participaram do projeto inovador na rede pública de Piratuba.

Estudantes do interior do município também sentiram-se desafiados pelo universo da literatura autoral. Na comunidade de Lageado Mariano, estudantes de uma turma da professora Cláudia Port Jung, também viveram a experiência, só que de uma outra forma. Por lá a garotada se juntou pra escrever histórias diferentes, compartilhadas em um único livro.
Depois de tanto esforços coletivos, riscos e rabiscos, correção de textos e a subida do material para o site de uma editora, os pequenos escritores se surpreenderam com o primeiro contato com a obra prima.

Pra isso foi organizado um dia dedicado ao lançamento da obra, com direito até a sessão de autógrafos e convidados especiais. Uma alegria só para a criançada! Feliz também ficou a professora Rosabel, que apresentamos no início da reportagem como uma das idealizadoras do projeto: “ Os pais adoraram os desenhos, a criatividade dos filhos na escrita e toda nossa equipe pedagógica sentiu-se realizada, o importante é que esse encontro dos estudantes com a escrita, desperte neles o prazer pela literatura e o mundo da leitura”, afirma a professora.

Esse é o primeiro passo na construção do saber e a ideia agora, segundo a direção da Escola Amélia , é que o projeto revele novos escritores no próximo ano.