You are currently viewing Filó Infantil de Linha São Paulo chega a quarta edição

Filó Infantil de Linha São Paulo chega a quarta edição

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Projeto de resgate cultural é desenvolvido pela Escola Ângelo Ary Biezus, com a participação dos 191 alunos. Desde 2015, tradições da cultura italiana são vivenciadas pela comunidade.

 

Resgatar e fortalecer a cultura italiana, dos descendentes que colonizaram Linha São Paulo, na década de 1930. Este é o objetivo do projeto Filó Infantil da Escola Básica Municipal Ângelo Ary Biezus. Iniciado em 2015, o evento está em sua quarta edição e integra alunos, professores, funcionário, pais e toda a comunidade.

A edição deste ano aconteceu na última quarta-feira, 26 de setembro, no ginásio da escola. Ao longo da noite os alunos fizeram apresentações de cantos, danças, bordões linguísticos, teatro e vestuário típico da cultura. Ao final das apresentações, todos confraternizaram com comidas típicas do filó: polenta, queijo, salame, ovo cozido, grustoli, esfregolá e suco de vinho.

Representantes da Administração Municipal, parceiros do projeto, prestigiaram o Filó Infantil, na noite de quarta-feira. Participaram o superintendente da Fundação Municipal de Cultura – FMC, Júlio Gomes, a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Dóris Marcon, Neuri Comin, secretário de Educação e a primeira dama Jucela Berté Pacheco. Representando o poder Legislativo, esteve presente o vereador Claiton Casagrande. O superintendente da Cultura, Júlio Gomes, ressaltou a importância do resgate das tradições e do fortalecimento da cultura local. 

A diretora da escola Ângelo Ary Biezus, Luana Policarpo Maria, explica que nas primeiras edições foi feito um trabalho intenso de estudo e pesquisa para resgatar as tradições. Hoje, o evento virou um momento de lazer e confraternização entre todos os 191 alunos da escola e a comunidade da Linha São Paulo. 

 

O Filó

 

O Filó é uma tradição dos italianos que consistia em encontros de vizinhos na casa de algum morador para socializar, matar a saudade da terra natal e fortalecer a identidade cultural. Nas ocasiões eram realizados cantos, orações, jogos e comidas típicas da cultura italiana. Em 2017, o projeto Filó Infantil recebeu o prêmio “Culturas Populares: Leandro Gomes de Barros” do Ministério da Cultura, que valoriza iniciativas de apoio e reconhecimento as culturas populares.