REUNIÃO COLEGIADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA AMAUC
O Colegiado Regional de Secretários e Técnicos Municipais de Assistência Social da AMAUC se reuniu ontem, 20 de setembro, na sala de reuniões da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, para tratar sobre questões inerentes a esta área. As reuniões do colegiado são realizadas mensalmente através de um calendário previamente acordado entre os participantes, mediante ações planejadas para o ano de 2018.
Conforme a Assistente Social da Amauc, Neusa Poletto Pucci, um dos destaques foi quanto a expressiva participação regional nas Assembleias do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social – SC e Comissão Bipartite da Assistência Social, com um maior engajamento e fortalecimento da política, além de poder deliberar sobre o repasse de recursos estaduais.
De acordo com a programação proposta, foram repassadas informações sobre a realização das Conferências municipais da Pessoa, que devem ser realizadas até março de 2019. “Através desses encontros conseguimos fortalecer as equipes de trabalho e buscar capacitações que atendam às necessidades dos nossos municípios” pontua Neusa.
Participou da reunião a psicóloga da 14º DPCAMI, Francieli Benjamini, para repassar informações sobre a Lei 13.431/2017 que trata da escuta qualificada, para atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crime, que explanou sobre os encaminhamentos que estão sendo realizados em Concórdia e como está sendo construído o fluxo de atendimento as essas vítimas, com base na lei que tem como objetivo proteger nossas crianças e diminuir sua exposição e sofrimento, diante dos fatos.
No período da tarde aconteceu uma Roda de Conversa para as equipes técnicas dos CRAS com o objetivo de somar experiências e obter informações sobre o trabalho técnico que vem sendo desenvolvido nos municípios. Na oportunidade o município de Arabutã, através da psicóloga Márcia Scheer, apresentou o trabalho “Caminhos para Proteção”, que vem sendo desenvolvido com os alunos do ensino infantil quanto a prevenção do abuso sexual infantil.