Apenas 61,37% do público-alvo foi vacinado até agora. Campanha vai até o dia 31 de agosto e poderá ter horário de atendimento estendido no município
Apesar do movimento ter sido intenso nas 19 salas de vacinação do município no último sábado, 18, os números da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite não são muito animadores. Das 3.497 crianças a serem vacinadas, apenas 2.146 foram imunizadas, o que corresponde a apenas 61,37% da meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira Ieda Maria Schumann, chefe da sala de vacinas da Unidade Sanitária Central enalteceu a procura no dia D, porém, vê com certa preocupação a possibilidade de não se atingir a meta de 95% definida pelo órgão de Saúde local. “Ainda temos 1.351 crianças pendentes em nossa relação e, apenas 10 dias úteis para o encerramento da campanha. Vamos aguardar até o dia 31, mas, será preciso contar com a mobilização dos pais e ou responsáveis para cumprirmos o objetivo”. Segundo ela, é fundamental que a população atente pela importância do gesto, uma vez que essas doenças estão na iminência de se expandir no território nacional, sendo a vacinação a melhor maneira de se prevenir.
A secretária interina de Saúde, Grace Simioni Menegat, estuda junto a equipe técnica da pasta, estender o horário de atendimento ao público durante as duas próximas semanas, o que segundo ela, facilitará aos pais levarem seus filhos após o expediente de trabalho. “Estamos ultimando os detalhes para poder anunciar a população como se dará a nova sistemática. A tendência é que tenhamos horário estendido até as 19 horas pelo menos na Unidade Sanitária, centralizando o atendimento e permitindo que pessoas de outras localidades, incluindo interior, possam aproveitar a ocasião” – finaliza.
Ainda assim, todas as ESFs estarão abertas ao público em horário habitual, ou seja, das 08:00 as 11:30 e das 13:30 as 17:00 horas, diariamente. É fundamental apresentar a carteirinha e o cartão SUS nos locais de vacinação.