You are currently viewing Caravana da Saúde na escola

Caravana da Saúde na escola

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Projeto leva, em forma de teatro, dicas e orientações sobre saúde

 

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Itá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas do município, está sendo realizada nos meses de julho e agosto a “Caravana da Saúde na Escola”.

Este projeto tem a participação de integrantes da equipe da saúde do município, Epagri e Lions Clube de Itá e encena um teatro para as crianças e adolescentes Itaenses, abordando assuntos relacionados à saúde e educação ambiental. A peça, que apresenta informações através do humor e formas lúdicas, aborda temas como “hábitos, higiene e a prevenção do piolho”, importantes para a idade e relacionado com as demandas da escola e da comunidade.  

“Esta idéia nasceu a partir de estratégias que vinham sendo desenvolvidas pelas Agentes Comunitárias de Saúde, no combate a dengue, em visitas domiciliares, onde constatou-se a necessidade de conscientização e prevenção, principalmente das crianças e adolescentes”, observa Arlete Barionuevo, uma das idealizadoras do teatro.

“Com a união, participação e empenho da equipe de colaboradores da saúde e o apoio de entidades como o Lions Clube e a Epagri, foi elaborada a peça e adaptada para passar estas informação para as crianças e adolescentes no ambiente escolar”, completa ela.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Escolas de Samba do município, incrementou-se os figurinos, onde roupas especiais foram confeccionadas e até emprestadas. Ao todo são oito atores envolvidos, entre os quais trabalhadores da saúde e colaboradores da Epagri, que estão atuando em diversos espaços nas escolas, buscando repassar informações que objetivam a promoção da saúde e o bem estar das pessoas.

Para a Administração Municipal de Itá, esta estratégia de prevenção e orientação, denominada “Caravana da Saúde na Escola”, que integra ações entre as diversas secretarias e agentes, é muito importante, pois potencializa as forças em busca de soluções de problemas enfrentados pela nossa comunidade.

“Estas atividades, além de levar a informação, produzem vários aspectos positivos como a participação/construção da solução para um problema existente de forma conjunta com os agentes/entidades da comunidade, objetivando a prevenção e conscientização dos envolvidos, no espaço em que crianças e adolescentes estão buscando conhecimento”, destaca o Secretário de Saúde de Itá, Darci Antonio Kolakowski.