You are currently viewing Mobilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio

Mobilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Mobilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio

“Não desvie o olhar … Fique atento! Esquecer é permitir. Lembrar é combater”

O Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realiza no dia 18 de maio, mobilização na praça Dogelo Goss e no comércio do município de Concórdia, com o objetivo sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Os números de crianças e adolescentes que são vítimas da exploração sexual no Brasil são assustadores, e segundo informações do disque 100 apenas 7,5% dos casos são denunciados. Os dados de 2011 a 2017 apontam que mais de 170 mil denúncias chegaram ao disque 100, destas aproximadamente 6500 são denúncias do Estado de Santa Catarina de vítimas entre 0 a 17 anos.

Na região de abrangência da 14ª DPCAMI de Concórdia no ano de 2017 foram realizados 51 boletins de ocorrência de abuso sexual, destes 26 casos em Concórdia. De Janeiro a Maio de 2018 já foram registrados 18 ocorrência, das quais 12 são no município de Concórdia.

Os dados do Ministério dos Direitos Humanos ainda apontam que a casa da vítima é o local onde concentra a maior porcentagem de violações, seguindo da casa do suspeito e outros locais. 

Diante destes números, buscamos sensibilizar a sociedade para que estejam envolvidos e engajados nesta luta e juntos mudarmos a realidade do nosso País. O Fórum pelo Fim da Violência, trabalha abordando adultos com o objetivo de alertar e orientar sobre as responsabilidades que são de todos para a proteção das nossas crianças e adolescentes, incentivando a denúncia em caso de qualquer “suspeita” de abuso ou exploração sexual. O engajamento é necessário para evitarmos que mais meninos e meninas sejam vítimas de violência. O Fórum pede o seu apoio, levantem essa bandeira, diga não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 

O porquê da data 18 de maio: Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. Uma data para não ser esquecida. 

Canais de denúncia: Disque 100, Conselhos Tutelares, Delegacias de Polícias e Ministério Público. 

O Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma organização não governamental, composta por membros da sociedade civil contando com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (UMAMC), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Agencia de Desenvolvimento Regional – ADR Concórdia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Fórum da Comarca de Concórdia, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) – Concórdia, SEST/SENAT, CDL -Concórdia e Sociedade Civil.