Criar políticas públicas de incentivo a inovação tecnológica era uma das metas trabalhadas dentro do Plano de Governo da atual Administração Municipal. Os primeiros passos já foram dados, com objetivos de fortalecer esta nova matriz econômica
A Lei de Incentivo a Tecnologia e Inovação (LEI nº 5029/2017), sancionada no fim do ano passado, já gerou alguns “frutos” em prol desta nova matriz econômica, que deve ser fortalecida em Concórdia, pelas políticas públicas de incentivo. O recém-criado e possibilitado pela legislação, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), realizou sua primeira reunião na última terça-feira, 24 de abril. O Conselho tem como participantes representantes do poder público municipal e estadual, instituições de ensino e de pesquisa, bem como empresas privadas que atuam no ramo da tecnologia.
O COMCITI, presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wagner Isidoro Simioni, irá orientar e deliberar sobre questões voltadas ao setor, além de atuar como um incentivador de práticas tecnológicas e ser parceiro em ações que disseminem e fortaleçam o espírito investigativo, visando a popularização do conhecimento das áreas da Inovação e Tecnologia. Simioni destaca que o conselho tem uma missão desafiadora, que é recuperar o tempo perdido por Concórdia, por não ter criado antes ecossistemas de fomento à ciência, tecnologia e inovação. “Nosso município precisa estar no radar da tecnologia do Estado. Somos a segunda maior cidade do Oeste Catarinense e merecemos local de destaque”, pontua o secretário.
Na última semana, durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado em Lages, nos dias 19 e 20 de abril, o município de Concórdia foi reconhecido pelas ações realizadas no último ano, com foco na inovação, aplicando políticas públicas incentivo. A Administração Municipal entende que se trata de uma matriz estratégica e fundamental para potencializar e alavancar ainda mais o movimento econômico do município.
Membros do COMCITI:
– Wagner I. Simioni (Prefeitura de Concórdia)
– Marcos Magro (Prefeitura de Concórdia)
– Jacir Mazzocco (Prefeitura de Concórdia)
– Simone Lazarotto (Secretaria Municipal de Educação)
– Wagner Bée (Agência de Desenvolvimento Regional)
– Cassio Wilbert (EMBRAPA)
– Amanda Verardi (Instituo Federal Catarinense – IFC)
– Márcio Titon (EPAGRI)
– Adinarte Correa Silva (ACIC)
– Irineu Vieira Junior (Universidae de Contestado – UNC)
– Volnei Magedans (SENAI)
– Marco Antônio Floriani (SENAC)
– Denny Mews (Coopercarga)
– Wagner Muller (Compufour Software)