You are currently viewing Vagas especiais do rotativo têm critérios

Vagas especiais do rotativo têm critérios

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O município oferece vagas de curta duração, para idosos e portadores de necessidades especiais. Mas é preciso ficar atento as regras para evitar notificações e ou até mesmo ser guinchado

Quem nunca precisou ficar circulando pelas ruas centrais para encontrar uma vaga para estacionar? Especialmente em dias de maior movimentação do comércio ou eventos, a “missão” fica um pouco mais difícil. E é para possibilitar que todos encontrem um espaço, que o estacionamento rotativo funciona, em horários comerciais. O serviço também oferece vagas prioritárias e especiais. Mas não dá para ir ocupando elas de qualquer jeito, sem atender os critérios e exigências. A mais recente implantação são as vagas de curta duração, disponíveis para toda população, em locais de acesso mais rápido, como farmácias, por exemplo.

O diretor do Departamento de Trânsito da prefeitura, Rudimar Vitto, afirma que as vagas já estão disponíveis há uns dois meses, mas muitos motoristas não fazem a utilização correta. “Estas vagas de curta duração, não exigem a colocação do cartão de estacionamento rotativo, mas o motorista precisa deixar o alerta do carro ligado e respeitar o período determinado”, informa Vitto, ressaltando que o descumprimento pode gerar infração e até mesmo o recolhimento do veículo com guincho. O tempo de permanência depende de cada vaga, mas fica entre 10 e 15 minutos.

Quanto as vagas destinadas aos idosos, poderão ser utilizadas apenas por aqueles que tiverem a credencial, feita pelo Departamento de Trânsito. A credencial é disponibilizada às pessoas acima de 60 anos, residentes em Concórdia. Familiares, responsáveis pelo transporte de idosos acima desta idade, também podem solicitar a credencial, mas só é permitida a utilização se o beneficiário estiver no veículo. É importante destacar que o idoso apenas tem a preferência pela vaga, mas precisa pagar pelo estacionamento, diferentemente do portador de necessidades especiais.

Nas vagas determinadas às pessoas com necessidades especiais não há cobrança do estacionamento. Além de poder estacionar nestas vagas, estes beneficiários poderão utilizar qualquer outra vaga do estacionamento, sem que haja a cobrança. Para isso, precisa deixar a credencial no veículo. Este documento também deve ser solicitado no Departamento de Trânsito e passa por análise prévia, antes da liberação.