Aos 115 anos, dona Catarina de Morais esbanja saúde e aproveitou a quarta-feira, dia 18, para participar do quinto Seminário do Idoso em Lindóia do Sul. A centenária arrancou aplausos e posou para fotos. A presença nobre de dona Catarina e, admirada por todos os presentes no evento, confirma que dar atenção ao idoso é cuidar do próprio futuro e respeitar àqueles que escreveram um importante capítulo da história local. O tema do Seminário foi o “Envelhecimento Saudável” e o propósito foi orientar e informar o público-alvo sobre o envelhecimento com qualidade de vida, saudável e digno.
O quinto Seminário do Idoso foi promovido pela Secretaria de Saúde e Ação Social e Diretoria de Ação Social. O evento superou as expectativas de público e contou com palestra, atividade física, dança, teatro declamação de poema, almoço e lanche.
O grupo de danças formados por senhoras da terceira idade e orientado pela professora Lia, apresentou uma coreografia que atraiu os olhares do público e em seguida a professora envolveu todos os participantes em uma atividade física.
A implantação do atendimento geriátrico no Hospital Dra. Izolde Dalmora foi o assunto apresentado pelo diretor da instituição, Joércio Dalmora.
A enfermeira Maristela Stremm ministrou palestra sobre o “Envelhecimento Digno” e repassou orientações para a melhor qualidade de vida aos idosos. O Teatro Piliquinha com a peça “Causos do Nono Pepe”, reportou a maioria dos participantes à cenas vivenciadas no passado pelos costumes e tradições dos descendentes de italianos que migraram do Rio Grande do Sul à Santa Catarina. A Aluna do Cras, Tainara Cristina Pereira Chaves encerrou as atividades do Seminário com um poema.
Além desses atrativos, o evento contou com almoço preparado por um grupo de voluntários e auxiliados pela equipe da Saúde e da ação Social.
O prefeito, Genir Loli destacou os investimentos e a forma que os recursos podem ser disponibilizados para os munícipes com mais de 60 anos de idade e parabenizou a todos os idosos pelo empenho e participação contínua em todas as atividades que envolvem os mesmos.
O secretário de Saúde e Ação Social, Fabiano Biezus Frare agradeceu todos os envolvidos na organização do evento e ressaltou que o Seminário foi promovido pela Secretaria de Saúde e Ação Social e pela Diretoria de Ação Social.
A diretora de Ação Social, Joice Pagno afirma que os idosos gostaram da programação do Seminário que, além de educativa, contou com diversão, integração e lazer.