Abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, na Rua Coberta. Várias entidades irão trabalhar durante as ações previstas na semana, que encerra com Encontro Educativo de Motociclistas, no sábado
A partir desta segunda-feira, 18 de setembro, serão desenvolvidas atividades de conscientização em Concórdia, que fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito. O tema deste ano é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que faz todos refletirem sobre “qual é minha escolha? ”. A abertura oficial dos trabalhos foi realizada nesta manhã, na Rua Coberta e reuniu autoridades e representantes de todas as entidades parceiras da programação.
O prefeito Rogério Luciano Pacheco falou das mudanças que estão sendo planejadas no Departamento de Trânsito da prefeitura, com o objetivo de ampliara a atuação e mobilidade dos profissionais, que já desempenham um ótimo trabalho. “Estão sendo licitadas novas motos e também bicicletas, que vão facilitar os deslocamentos no centro. Também planejamos aumentar o número de agentes”, informou o prefeito, ressaltando a importância do setor para o município.
Dentre as ações previstas dentro da programação da Semana de Trânsito está a panfletagem orientativa, colocação de adesivos em veículos, entrevistas à imprensa, palestras em escolas e duas blitz educativas. A semana Nacional do Trânsito em Concórdia será finalizada no sábado, dia 23, com o Encontro Educativo de Motociclistas, no auditório do Centro de Eventos. As entidades parceiras da programação são: Movimento Gentileza no Trânsito, União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (Umamc), Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Civil, SESR-SENAT, Leo Clube e Lions Clube, além do Departamento de Trânsito da prefeitura.
Dados
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009, em 178 países. De lá para cá, os números são ainda mais alarmantes. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.