Compartilhe

Agentes de Alimentação e Nutrição da Região da Amauc irão participar da capacitação Alimentando com Amor

Publicado em 23/01/2020 às 15:51 - Atualizado em 23/01/2020 às 15:51

As Agentes de Alimentação e Nutrição da rede municipal da região da AMAUC, irão participar da oficina de capacitação “Alimentando com Amor” com a Chef Marigilda Dalarosa, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2020, no auditório da ACCS em Concórdia. A capacitação tem acontecido anualmente e é organizada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – Amauc, através do Colegiado Regional de Nutrição. Os profissionais irão receber informações de como preparar receitas saudáveis e apresentar os alimentos de forma atraente aos estudantes.

A alimentação escolar é um direito de todos os alunos da educação básica pública e os cardápios são elaborados tendo como base a garantia da segurança alimentar e nutricional dos educandos. Esse processo contempla a aquisição de alimentos frescos, respeitando a cultura regional e a vocação agrícola de cada município, fortalecendo assim, a agricultura familiar e promovendo o desenvolvimento da economia local.

 “Precisamos garantir uma alimentação saudável e estimular os nossos alunos a terem bons hábitos alimentares, para isso, o preparo da alimentação bem como a apresentação dos pratos elaborados auxiliam diretamente na aceitação do cardápio proposto. Como forma de aprimorar esta técnica dos profissionais, organizamos capacitações para que os mesmos estejam preparados diante das demandas do dia a dia, contribuindo para a formação de hábitos alimentares dos educandos”, pontua a coordenadora do Colegiado de Nutrição, Samara Burnier.

Serão mais de 230 participantes, dos 14 municípios integrantes da AMAUC, que irão reciclar o conhecimento e receber novas orientações para a elaboração de preparações fornecidas na alimentação escolar. Para um melhor aproveitamento dividimos os municípios em quatro grupos:

04/02- TERÇA FEIRA/PERÍODO MATUTINO:

Horário: 8horas às 11h30min

MUNICÍPIOS: LINDÓIA DO SUL, IRANI, IPIRA, JABORÁ

 

04/02- - TERÇA FEIRA/PERÍODO VESPERTINO:

Horário: 13h30min às 17horas

MUNICÍPIOS:  ITÁ, PERITIBA , PIRATUBA, ALTO BELA VISTA, SEARA

 

05/02 – QUARTA FEIRA/PERÍODO MATUTINO:

Horário: 8horas às 11h30min

MUNICÍPIOS: CONCÓRDIA, PRESIDENTE CASTELO BRANCO, IPUMIRIM, XAVANTINA

 

05/02 – QUARTA FEIRA/PERÍODO VESPERTINO:

Horário: 13h30min às 17horas

MUNICÍPIOS: CONCÓRDIA, ARABUTÃ

 

Saiba mais: Alimentação escolar é direito dos alunos

A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, através de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. 

O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em dez parcelas mensais, para a cobertura de duzentos dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).

É importante observar que o cardápio escolar deve ser elaborado por Nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais específicas. O profissional Nutricionista executa trabalhos relacionados com a nutrição, atuando na promoção da saúde e bem estar do estudante e da comunidade escolar, empenhando-se no cumprimento da legislação, normas e preceitos referentes à saúde e qualidade de vida.

Isso exposto, salientamos a importância dos profissionais que estão diretamente ligados a Alimentação Escolar, e pensando nesse contexto torna-se necessária a realização de capacitações nesta área. Através das demandas diárias vivenciadas nas unidades escolares, o Colegiado de Nutrição com apoio da AMAUC promove cursos para as Agentes de Alimentação e Nutrição anualmente, a fim de ampliar seus conhecimentos sobre práticas alimentares saudáveis, bem como higiene e cuidados na manipulação de alimentos, garantindo a qualidade da alimentação escolar fornecida.

 


Rua Marechal Deodoro, 772, Edifício Mirage Offices - 12º andar, Centro, Concórdia - SC
CEP: 89700-905