2019 - Um ano de desafios, encaminhamentos e conquistas

Publicado em 02/01/2020 às 08:45 - Atualizado em 02/01/2020 às 08:47

Palavra do Presidente

Um ano de muitos desafios, encaminhamentos e conquistas.

O fim de ano vem chegando e é chegada a hora de pararmos, olhar para traz, a fim de avaliar o caminho percorrido neste ano que finda. O ano de 2019, começou com muita especulação e incertezas, tanto para o setor econômico como político no âmbito nacional. Porém, as alianças políticas foram sendo construídas e a economia dando sinal de recuperação.

A unidade dos Prefeitos e Prefeitas da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense-AMAUC, fazem e fizeram a diferença, enfrentando juntos as crises e aprendendo com elas. O compartilhamento de informações e experiências é uma das características dos municípios que integram a Associação, que é praticada desde sua criação em 1976, o que em muito contribui para o fortalecimento da região.  

Em uma rápida análise, destacamos algumas conquistas, dentre elas os inúmeros manifestos e diversas reuniões com Estado e Ministério da Agricultura pedindo a regulamentação e normatização urgente para Projeto RECOLHE junto ao MAPA. Assinatura do projeto RECUPERAR, que a partir de 2020, inicia o trabalho para revitalização das rodovias estaduais que cortam a região do Alto Uruguai Catarinense.  

Neste ano, investimos também em projetos estruturantes e de longo prazo para a região. Todos os municípios elaboraram de forma coletiva os Cadernos de Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), o documento servirá como um norte, orientando as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas, atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Base da Educação no que diz respeito ao acesso à escola com um ensino de qualidade.

Outro destaque, foi a construção dos Planos de Cultura, um marco para a região, o plano construído através do Colegiado Regional, com os esforços da administração municipal e comunidade local, cumpre o papel de traçar as políticas públicas para a área de cultura, visando ampliar programas, projetos e ações culturais, atendendo as políticas culturais das esferas federal e estadual.

Não podemos deixar de citar as inúmeras capacitação, reunião e oficinas realizadas através dos Colegiados de Assistências Social, Nutrição, Saúde, Educação, Contadores e Controle Interno, Agricultura e Engenharia e Arquitetura, buscando sempre a capacitação dos profissionais para que lá na frente possamos oferecer um serviço de melhor qualidade a toda população.

Ainda o excelente trabalho realizado pela Amauc através do Movimento Econômico, para implementar o valor adicionado Fiscal de todos os municípios e valores recuperados do Valor Adicionado pela interposição de recursos administrativos junto ao SEF-SC.

As prestações de serviços realizadas por diversos meios através do setor de Informática, Engenharia, Arquitetura, Desenho e Topografia, que permitiram a agilidade em muitos serviços e uma enorme economia aos municípios. E ainda a elaboração dos processos seletivos e concursos públicos sobre a coordenação da Amauc, que garantem credibilidade e segurança no certame as administrações.

E não tem como falarmos em Amauc sem citar os trabalhos realizados pelos consórcios que integram a Amauc, o Consórcio Lambari, presidido pelo prefeito, Volnei Schmidt, fez um excelente trabalho na coleta de dados para a elaboração do “Diagnóstico da situação atual sobre a Gestão do Esgotamento Sanitário” – Projeto TRATASAN, que deve ser entregue aos municípios até o mês de Junho de 2020, na assinatura do Projeto RECUPERAR e na busca de soluções para a coleta de animais mortos em propriedades rurais.

O Consórcio CIS/AMAUC, que tem na presidência o prefeito Genir Loli, conseguiu avanços significativos com as negociações com hospitais da região para aderirem as cirurgias de campanha do Estado de Santa Catarina. Aumento no número dos credenciamentos de serviços de especialidades da saúde, exames e cirurgias. Além da apresentação da Produção do Consórcio ao Ministério da Saúde, complementando a Série Histórica Regional de serviços de saúde prestados à população.

Enfim, foi um enorme desafio presidir a AMAUC e agradeço o apoio de todos que confiaram a mim esse dever de colaborar para a construção da história da AMAUC. Em especial agradeço o apoio dos Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores e funcionários da associação durante o meu mandato, frente a presidência desta importante entidade.

 

Rogério Luciano Pacheco

Prefeito Municipal de Concórdia

Presidente da AMAUC Gestão 2019


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar