Compartilhe

Assembleias promovem debates importantes para toda a região do Alto Uruguai Catarinense

Publicado em 14/06/2019 às 14:37 - Atualizado em 14/06/2019 às 15:22

Prefeitos (as) da região do Alto Uruguai Catarinense, estiveram reunidos na manhã de hoje, 14 de junho, na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense - AMAUC, para realização das assembleias gerais da AMAUC, CIS AMAUC e Consórcio Lambari. Entre os assuntos discutidos destaque para o Projeto RECUPERAR, que trata do convênio com o Governo do Estado para recuperação da malha viária estadual na região e a paralização do projeto Piloto de Recolhimento e Processamento de Animais Mortos – RECOLHE. Na área de saúde foram tratados assuntos relacionados a reorganização administrativa do Consórcio e a inclusão de novos credenciamentos na tabela de serviços. Antes de iniciar as assembleias o Presidente da Amauc, prefeito Rogério Pacheco fez breve relato sobre sua participação nas Assembleias da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), realizadas nos dias 10 e 11, na capital do Estado.

Projeto RECOLHE:
Um dos temas em debate foi quanto à paralisação do serviço de coleta de animais mortos em propriedade rurais que vinha sendo desenvolvido pela empresa CBRASA. O presidente da Amauc, prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco e o Presidente do Consórcio Lambari, prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, destacaram os diversos encaminhados feitos pelas entidades buscando a continuidade do Projeto RECOLHE, em especial, a regulamentação do serviço pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os entraves e morosidade do MAPA para a consolidação do Projeto, fez com que a empresa paralisasse o serviço por tempo indeterminado. “Sem dúvida este é um retrocesso para a região, pois o projeto Recolhe vinha se apresentando como uma excelente alternativa para o destino dos animais mortos em propriedade rurais, auxiliando muito os nosso produtores e beneficiando o meio ambiente. Nossa região continua acompanhando os encaminhamentos e acoplando esforços para que tenhamos uma solução e encaminhamento por parte do Ministério da Agricultura”, pondera Pacheco. O Presidente propôs que a AMAUC/Consórcio Lambari aguardem o posicionamento do MAPA sobre o assunto até o próximo dia 20, oportunidade em que a equipe técnica do Ministério deverá publicar algumas normas para a continuidade do recolhimento. Caso os encaminhamentos não sejam o esperado, a AMAUC/Consórcio Lambari se propõem a liderar um movimento em nível estadual com as demais Associações de Municípios, junto à Secretaria de Estado da Agricultura, com a finalidade de somar esforços e sensibilizar o MAPA na busca de uma solução definitiva e urgente.

Projeto RECUPERAR:
Outro tema de debate foi quanto ao Projeto RECUPERAR, proposto pelo Governo do Estado, para recuperação das Rodovias Estaduais localizadas na região AMAUC. O presidente do Consórcio Lambari fez uma breve explanação sobre a reunião realizada na Secretaria de Planejamento, no dia 24 de maio, oportunidade que conheceram os detalhes de funcionamento do Projeto e sugeriram algumas adequações na minuta do convênio.
O Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira, apresentou a proposta de convênio encaminhada pelo Governo e disse que ainda está em discussão, pois é preciso garantir que os recursos sejam repassados com regularidade e os consórcios ressarcidos dos custos administrativos e de fiscalização dos contratos quando forem emitidas as licitações.

Saúde:
O Presidente do CIS AMAUC, prefeito de Lindóia do Sul Genir Loli, destacou que o consórcio de saúde registrou avanços significativos nos últimos anos, quanto ao aumento no número de profissionais e laboratórios credenciados, “a saúde é uma das nossas principais demandas e vamos continuar trabalhando e envidando esforços para que os nossos munícipes tenham um atendimento cada vez melhor”, destaca Loli. Com a finalidade de tratar de diversos assuntos administrativos e novos credenciamentos de serviços, o Presidente convocou uma reunião da Diretoria do CIS/AMAUC para o próximo dia 21.

Adesão ao Fórum de Competitividade:
Ao final foi aprovada adesão da AMAUC junto ao Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste de Santa Catarina, coordenado pela FIESC, sendo que a associação será representada pelo Prefeito de Concórdia, Rogério Luciano Pacheco e a Prefeita de Peritiba, Neusa Klein Maraschini.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Marechal Deodoro, 772, Edifício Mirage Offices - 12º andar, Centro, Concórdia - SC
CEP: 89700-905