Compartilhe

Programa Família acolhedora é implantado em Itá

Publicado em 06/06/2019 às 10:17 - Atualizado em 06/06/2019 às 10:34

A Assistente Social da Amauc, Neusa Poletto Pucci, participou na noite de ontem, 05 de junho, no município de Itá, da implantação do Programa Família Acolhedora.

Segundo a Assistente Social da Amauc, o programa cadastra e capacita as famílias da comunidade a receberem em suas casas por um período determinado, crianças e adolescentes em situação de risco.

O município de Itá vai implantar o programa como forma de expandir o serviço de acolhimento, fortalecendo a rede de serviços socioassistenciais do município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Assistente Social da FECAM, Janice Merigo, também participou do evento, explanando sobre o programa e a importância do trabalho acontecer em rede para garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar.

 

O que é:  O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é voltado para crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras, previamente cadastradas. Neste serviço, famílias previamente cadastradas recebem essas crianças e adolescentes em suas casas e cuidam delas enquanto não há o retorno para suas famílias de origem.

Esta modalidade de acolhimento é particularmente adequada as crianças e adolescentes cuja avaliação da equipe técnica indique possibilidade de retorno à família de origem, nuclear ou extensa, visando assim a reintegração familiar e evitando a institucionalização, ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.


Rua Marechal Deodoro, 772, Edifício Mirage Offices - 12º andar, Centro, Concórdia - SC
CEP: 89700-905