Prefeitos realizam reunião virtual para definir encaminhamentos quanto as medidas de prevenção a COVID-19

Publicado em 15/06/2020 às 17:56 - Atualizado em 16/06/2020 às 12:00

Em reunião realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (15), os prefeitos dos 14 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), decidiram por continuar com as medidas restritivas que vem sendo adotadas pela região como forma de prevenção no combate ao avanço da COVID-19, até a data do dia 08 de julho. 

Conforme relatos as medidas adotadas até agora tem surtido um efeito positivo e atendem as recomendações que estão sendo repassadas pelo Governo do Estado e da Secretária de Estado da Saúde. “É possível observar nos números de casos ativos que estamos conseguindo manter a curva epidêmica achatada e com a ocupação hospitalar administrável quanto ao número de leitos disponíveis para atendimento da COVID-19. Precisamos garantir a retomada segura de todas as atividades para que possamos continuar com as estratégias eficientes com foco na prevenção da vida e ao mesmo tempo fortalecer a retomada econômica da nossa região”, pondera o presidente da AMAUC, prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert. 

Outro assunto que foi tratado se refere a reabertura do Balneário Termal de Piratuba e Itá, os municípios estão trabalhando para elaboração de normas epidemiológicas e adequação de medidas para garantir a segurança necessária para os funcionários dos Balneários e usuários, o quanto antes possível.

Sobre o transporte intermunicipal os municípios tem interesse que aconteça a retomada, porém aguardam das empresas o plano de ação de forma a garantir que todos os municípios sejam atendidos em razão das restrições estabelecidas pela normatização do estado em relação ao transporte coletivo. 

Os municípios da Amauc tem tratado de forma conjunta todas as medidas de prevenção a COVID-19, respeitando a particularidade de cada um e as recomendações encaminhadas pelo Governo do Estado. 

A reunião contou com a participação do Diretor Executivo da FECAM, Rui Braun, Assessor Técnico, Alison Fiuza da Silva e Assessor Jurídico, Luiz Magno e Secretários de Saúde e Assessores Jurídicos dos municípios da região.