Projeto proporciona ao aluno a liberdade de imaginar e aproxima a intenção da escola que é a produção textual
O Grupo Escolar Municipal Cinquentenário realiza na noite desta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, a 10ª mostra do projeto Poesia Musicalizada. As apresentações dos alunos acontecem no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos, na Fundação Municipal de Cultura, a partir das 19h30.
A Poesia Musicalizada proporciona ao aluno a liberdade de imaginar e aproximar a intenção da escola que é a produção textual, sem ficar distante do processo histórico social. A poesia em seus fartos repertórios e fácil memorização, leva a criança a apreciar e gostar desta literatura, sentindo-se atraída por estes tipos de textos e vivenciando assim o papel de leitores e intérpretes. “Familiarizar o aluno com a linguagem poética, ritmos e sons para que ele sinta prazer em ler, ouvir, tendo liberdade de criar brincando com as palavras, aprimorando o vocabulário e, também envolvendo a família dos nossos alunos na atividades, são nossos objetivos”, destaca Clarice.
De acordo com os estudiosos, o contato com a poesia sempre esteve presente na vida da pessoas, nas cantigas de roda e de ninar, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas, geralmente na infância. A escola deve ser um lugar onde a convivência com a poesia acontece de fato, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética. “Com esse projeto queremos que os alunos ampliem o repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de ideias e composições”, explica a diretora escolar Clarice Gasparetto.
Todo o trabalho desde o desenvolvimentos das atividades em sala de aula, ensaios e as apresentações farão parte de documentário em vídeo, que será entregue pelos alunos no fim do ano letivo, aos pais e familiares. O momento da entrega contará ainda com uma noite autógrafos, onde os alunos serão as estrelas da festa.